sábado, 30 de janeiro de 2010

Down By Law - 08/05/09

Era uma noite de sexta feira que seria igual a todas as outras, não fosse o show de uma das maiores e mais importantes bandas dos anos 90 acompanhada de uma das maiores dos anos 80 e a sensação ascendente do metalcore carioca. Bom, felizmente não foi igual as outras.

Bem, como isso é pra ser uma resenha do show, não preciso dizer aqui que perdi parte da grana que eu ia usar pra pagar o ingresso e que por isso tive que andar pra caramba com meus amigos pra tentar achar um banco ou algum bar que trocasse vale-refeição numa noite 'chuviscuosa'. Mas cabe dizer que desde sempre eu sabia que iria valer a pena, lógico, mas não sabia que iria valer tanto...

Enfim, entrando no Circo Voador, vi que o público decepcionava bastante. Mesmo antes da entrada, havia uma movimentação muito fraca na porta, e dentro também. Eu sou meio ruim em estatística, mas devia ter umas 200, 300 pessoas, o que é pouco pra um show que contaria com Cólera, Confronto e Down By law. O tempo estava meio estranho, é verdade, aquele chove/pára chato, mas nada que devesse afastar o público que não via o Down By Law por aqui desde 99. Aliás, esse tipo de coisa faz com que os organizadores se desanimem e as bandas parem de passar por aqui. Mas isso é uma outra discussão.

A noite começou com o Cólera fazendo o de sempre, o que impressiona a cada dia mais simplesmente por continuar sendo do mesmo jeito. O Cólera é uma lenda, aliás, não sei o que eu poderia escrever aqui que você ainda não saiba sobre eles. O show foi enérgico, hino atrás de hino, e todos cantando, pogando e se arrepiando com Medo (Que abriu o show), São Paulo, Verde não devaste, Dia e noite Noite e dia, Subúrbio geral, Quanto vale a liberdade, Adolescente e fechando com Pela paz (entre outros hinos atemporais).


Você aí já deve ter visto algum show do Cólera, certo? Então você já imagina como foi. Você sabe que o Redson tem uma energia do cacete mesmo com os cabelos brancos e também deve saber que eles são um dos melhores exemplo do que seguir e que fazem um dos melhores shows brasileiros, certo? Legal então! Mas se já faz um tempo que você não vai num show deles, saiba: Eles não estão ficando velhos, estão ficando melhores apesar de já estarem "30 anos fazendo essa doideira" (Por mim podem ficar mais 30...) como disse Redson.

Aplausos, gritos, corpos suados, banheiro, amigos, abraços, sede, algum descanso e o Confronto aparece lá em cima.

Daí, essa é a hora que você fã do Confronto fica um pouco chateado comigo pois, sinceramente não conheço a banda a fundo, não sou o maior fã, etc... Foi mal! Mas eu posso dizer que era turnê do CD Sanctuarium e que tocaram músicas dos três discos. Posso dizer também que aqui no Rio o pessoal gosta muito deles e que a galera prestou bastante atenção no show. Também posso dizer que a banda toca pra caramba, que fazem um show coeso e que tem um vocal bem firme.

Bom, mas se você é fã do Confronto já sabe como a banda é, certo? Mas se você não estava lá, não sabe que o show foi curto. Uns 40 minutos de som rolando e já começava a arrumação pro show do dia.

Independence Day me chamou pra dentro da lona e estava começando alí um dos melhores (Se não o melhor) show de 2009.

Dava pra perceber claramente que a grande maioria dos que estavam alí amavam e tinham uma grande relação de carinho com o Down By Law. Todos cantando de olhos bem fechados, com o coração. Aliás, ao longo do show vi gente chorando, sério (Eu)!

O show, pra muitos foi um desses que se classifica no hall dos "emocionantes", desses em que você ouve, canta e sente com o coração. Aliás, Down By law não é uma banda comum, e Dave Smalley (O vocal) é um desses caras que dão a impressão de que nunca ouviram falar em relógio ou calendário e por isso não sabem o que é velhice. Mas falemos do show!


Os caras fizeram uma set list das mais dignas possíveis! Não esqueceram de Independence day, Right or wrong, Punk as fuck, Burning heart, All american (Com a participação do André do Nitrominds), No equalizer, Flower tattoo (Minha predileta por empatia), sempre com algumas pausas entre uma música e outra pro Dave falar um pouco sobre cada canção e de seu amor pelo punk.

Completando, teve além de outras, Nothing good on the radio, que não ia ser tocada, mas que fizeram questão de subir no palco e de pedir pessoalmente ao monstro da simpatia, o já citado Dave. Alías, que bom que pediram, e que bom que tocaram também! Inclusive, esse era pra ser o ponto alto do show, não fosse a cover de Under your influence do Dag Nasty que fez com que até os mais tímidos subissem ao palco pra cantar.

Depois de encerrarem o show com Bright green glob ficou o sentimento de que ainda faltava Radio ragga, mas se fosse perfeito talvez não fosse tão bom quanto foi.

Infelizmente, como todo o show, esse também teve lá seus problemas: Pessoas que não sabem bem a hora de descer do palco, estrelinhas que se acham donas do microfone do vocal, brigas, pouca divulgação, chuva, mas nada que pudesse tirar o brilho do Down By law.

Aliás, nada poderia tirar o brilho do Down By law.



Abraços

Um comentário:

  1. Excelente teu blog Alexx, escreves bem hein rapaz!!
    Me senti reconhecido como o "tímido" que cantou Dag Nasty este dia!
    :)
    abraço
    Bolinho (Kopos Sujus)

    ResponderExcluir