terça-feira, 8 de junho de 2010

A Wilhelm Scream - 06/06/10

Esse é provavelmente o texto mais legal e complicado de se escrever até hoje nesse blog. Simplesmente porque é muito difícil dizer algo que alguém ainda não saiba sobre o A Wilhelm Scream. Chega a ser repetitivo dizer sobre eles tudo o que você já ouviu e, por isso, juro que vou tentar não ser repetitivo nos adjetivos referentes à energia e vontade ou dizendo que os caras tem uma puta pressão de som, que são muito humildes e 'boas-praça', que se remexem tanto que parecem que incorporaram um encosto e coisas desse tipo; que já viraram praticamente sobrenome pros caras.

Pra isso, não preciso ficar pensando por minutos numa forma bem bonita de dizer que o show foi na Rock'n Drinks num domingo frio pra caralho em que a casa acabou - felizmente - surpreendendo os pessimistas tendo um público que, dizem as boas línguas, chegou até a dar lucros! Pra quem não sabe, o show do Rio de Janeiro foi o marraia... Digo, o último da turnê a ser fechado e havia um grande receio sobre o público presente por parte da casa. E quem é do Rio de Janeiro sabe muito bem o porquê.

E eu não poderia escrever esse texto hoje sem rasgar elogios ao que a Rock'n Drinks vem fazendo pela cena do Rio de Janeiro. A casa assumiu o risco de tomar preju pra cacete e vem acreditando na cena investindo pesado, diminuindo preço de cerveja e trazendo uma cacetada de bandas gringas como o Agent Orange, Samiam, Richie Ramone, Bambix e agora o A Wilhelm Scream. Eu sei que isso é uma espécie de rasgamento (não existe rasgação) de seda, mas é preciso que alguém exteriorize isso. Não me lembro de ter visto isso falado em quase nenhum lugar e acho importante pra cacete deixar claro a importância dessa galera ao investir no Rock, principalmente no Punk Rock e Hardcore, do Rio de Janeiro.

Dito isso, começa a parte em que você, que foi nos shows de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo e que acabou com os merchans, sente aquele déjà vu, tendo em vista que você sabe exatamente tudo que aconteceu ou, pelo menos, lembra com muito carinho do momento em que os americanos mais simpáticos que já conheci subiram ao palco pra iniciar o show. E reparem bem quando digo "o show" e não "um show".

A banda subiu no palco mais baixo da turnê e começou o show com Me Vs Morissey..., e quem pensou que a banda ia estar sem energia, meio cansada e etc. se deu mal - ou melhor: bem! Segundo o próprio Nuno (vocal), eles comeram uma feijoada carregadona boa pra caramba que deu o maior gás (sem duplo sentido, por favor) pra eles fecharem a turnê com energia total.

Aliás, falar sobre a energia do AWS no palco é aquele tipo de coisa repetitiva da qual nunca se cansa de falar ou de ouvir. Não há novidade nenhuma em dizer que a presença dos caras é de colocar inveja em qualquer um. Eu posso ficar escrevendo pra caramba aqui e, ao menos que essas letrinhas comecem a pular, você não vai ter ideia do que é a energia desses putos ao vivo! Na boa? PUTA QUE PArééééEEUU! Só assim pra resumir.

Também não é de se imaginar outra coisa do público senão ser altamente eletrocutado pela energia dos caras. Não preciso nem de mais que 6 linhas pra dizer que em Copacabana não faltou mosh, stage dive, body surfin's animalescos e todos os etc's relativos à isso. Eu sei que é sempre assim em shows de hardcore, mas dessa dessa vez, sem dúvida, foi digno de um parágrafo - Juro!

E o show mais enérgico do ano continuou frenético com Skid Rock, When I Was Alive: Walden III, The Kids Can Eat A Bag Of Dicks e todas as canções (na ordem) que estão aqui na foto do valioso papiro musical dos caras, além das simpáticas tentativas de "falar el purtuguês" do Nuno que, pra quem não sabe, nasceu em Portugal mas não sabe falar quase nada em português; o que não quer dizer que ele não entenda a língua, claro. O cara entendeu perfeitamente quando alguém da plateia o chamou de filho de Chicholina (com outras palavras). Até porquê, a primeira coisa que a gente aprende das outras línguas são os palavrões, e com ele não seria diferente.

De qualquer forma, uma coisa que não está nessa foto do set list, que 'terminou' com The King Is Dead, é o encore que contou com William Blake Overdrive, insistentemente pedida pela galera, Famous Friends And Fashion Drunks e - de saideira - We Built This City... que proporcionou ao público ficar mais perto ainda do vocal da banda quando este desceu do palco pra cantar com a galera no teto-teto e pra coroar a música como momento de pico no fim do show ao fazer com que os mais românticos chorassem e sorrirem ao mesmo tempo.

Logicamente faltaram algumas músicas, já que o AWS é uma dessas bandas que tem o maravilhoso azar de ter muita música boa pra um show só, o que deixa na boca de todos nós um gostinho de quero mais que foi atiçado quando a banda saiu explanando para todos que vão voltar, provavelmente, no ano que vem.

No fim, não sobra muito o que dizer a não ser que agora, só agora, com as melhores dores no corpo possíveis, caiu a ficha do que eu presenciei nesse domingo. E por isso, aliás, esse humilde texto demorou pra sair.

O melhor show do ano? Só não é porque o ano ainda não acabou.



Abraços

12 comentários:

  1. Esse é nosso miguxinho allex, como sempre mandando nas resenhas, é nós que voa bruxão, é nós que ta cachorro...maloqueiragem do moshpit !
    \o

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. O apoio é importante pra caralho pra gente. Tem sido foda fazer esses shows e queremos fazer cada vez mais e a chance de prejú é enorme... Mas quando eu leio essas resenhas tudo vale a pena. Obrigadão. O show foi foda mesmo.
    Rock!!!
    Fred Braga - Rock´N´Drinks

    ResponderExcluir
  3. Isso que eu faço aqui nos textos não é nada comparado ao que vocês fazem aí!

    Esse apoio é o mínimo que eu, nesse humilde blog, posso fazer. Não acho justo esquecer de quem corre pra fazer os eventos.

    Eu é que tenho que agradecer à vocês por terem feito os dois melhores shows do ano pra mim (O Agente Orange e o AWS) e estarem fazendo essa cena renascer.

    Abraços e de nadão!

    ResponderExcluir
  4. é mlk, tu dissecou realmente o show. foi bem essa parada mesmo! pra mim não foi só melhor show do ano, como melhor show da minha vida. e sim, já disse isso outras vezes iueaheiuahe

    ah, quem chamou o Nuno de FDP foi o Daniel da PF iueahiuahea
    explano logo.

    ResponderExcluir
  5. Sei nem o que dizer ... ah, sei sim ME PAGUE UMA "BREJA" ;)

    ResponderExcluir
  6. valeu apena demais velho! pra mim sinceramente o ano tá sendo surpreendentemente bom em nível de shows. perdi alguns shows já esse ano. mas tá sendo altamente surpreendente.. ter presenciado um show do Bambix.. e agora esse do A Wilhelm Scream .. bandas que praticamente já era certeza de só rolar em são paulo! .. bom o que vier agora nesse ano sinceramente é Lucro!

    ResponderExcluir
  7. é claro que eu queria muito já que o ano está sendo surpreendente.. queria pra caralho que viesse Anti-flag (poderia morrer se visse um show dos caras) .. e também Rancid .. aí velho.. huehueheue seria o ano perfeito! Morreria feliz já!

    ResponderExcluir
  8. Estava dando uma olhada no tópico do AWS na comunidade Rio de janeiro hardcore, e vi você divulgando a sua resenha, e fiquei super curiosa pra le-la.
    Gostei bastante dela.
    Tua forma de escrever é agradável e me deixou impressionada com o show, descreveu bem o que ele representou pra galera.
    Nem conheço direito o som dos caras, mas lendo o texto deu até uma pontada de vontade de ter estado lá pra ver tudo isso que você descreveu.
    Tentei 'seguir' teu blog, mas não consegui. ; /
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. arrepiei lembrando dos momentos lá :D
    Parabéns

    ResponderExcluir
  10. O que tocou antes de Australias?
    Eu não lembro e não consigo ler na foto do setlist hehe

    ResponderExcluir
  11. Willycao

    É mesmo! Tá foda de ver na foto, mas é 5 to 9. hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir