sábado, 14 de agosto de 2010

Dead Fish - 13/08/10

Existem coisas que não mudam, não adianta. A Mônica sempre descobre o plano infalível do Cebolinha, você - que bebe - sempre consegue beber cerveja mesmo quando sai sem dinheiro, o Corinthians nunca ganha a libertadores e o Dead Fish sempre funciona no Circo Voador. E com base nessa última coisa, os capixabas (que nem são mais tão capixabas assim há algum tempo) voltaram, em uma sexta-feira 13 fria, ao bom e velho Circo Voador para tocar pela segunda vez no ano e ver o que acontece.

O Dead Fish é talvez a banda que mais tenha "máximas" consigo. Uma delas é que sempre tem uma galera (uma boa galera, diga-se de passagem) que passa o mês anterior ao show, inteiro, dizendo que não vai, que já saturou, que não vai porque o ingresso custa caro, que não vale a pena porque daqui a pouco eles voltam e tudo o mais, mas no fim das contas todo mundo acaba indo. E por mais que a expectativa anterior seja de um show meia-boca com relação ao público, sempre na hora do vamos ver a coisa funciona e todos vão. Uma espécie de "síndrome de mulher de malandro". Resumindo, o Dead Fish deu lucro pro Circo de novo. Aliás, provavelmente o Dead Fish seja a banda que mais rende ao circo em público e renda, mas isso não é bem um assunto pra agora.

O "abrimento" da noite, ou melhor, do dia seguinte (já que já não era mais sexta-feira 13) ficou por conta de Grupo Porco de Grindcore Interpretativo, de MG - que quase ninguém viu (mas que muita gente ouviu pelo lado de fora da lona). À primeira vista uma banda bizarra; um trio sem baterista: no lugar da bateria, um notebook com as batidas da "bateria" pré-programadas e áudios aleatórios de passagens e falas de TV somados a um vocal grind, uma guitarra e um baixo, o que tornava o som uma espécie rara de grindcore experimental. Uma coisa dessas realmente difíceis de explicar, daquelas que só ouvindo no myspace da banda mesmo, até porquê uma música vale mais que 5 mil palavras.

Foi um show estranho, de verdade. E nesse show, estranho de verdade, houve espaço - entre os dois Extended Plays (ninguém escreve assim) da banda - pra uma cover de Gigolô Autodidata, da U.D.R., "dupla semi-viva de Rock'n Roll Anti-Cósmico da Morte" do guitarrista da banda, o Porquinho, conhecido também como MC Carvão.

Enfim, não sei se por conta do público que era pouco ou por causa da falta de pressão de som (pela falta de uma bateria acústica) necessária no Grind, mas o show ficou muito espaçoso. E... E pronto. Não quero ter que dizer de novo que foi um show estranho. Mas, a questão não é essa. A questão é "por que não colocar uma banda do Rio de Janeiro para abrir o evento?". Quem vê pensa que no Rio de Janeiro não tem nenhuma banda decente pra abrir o evento e que não tem ninguém que faça hardcore de qualidade no Rio de Janeiro. E ao invés de fortalecer as bandas e a cena daqui em shows com bom publico, colocam bandas que ninguém nunca ouviu falar pra abrir.

Tudo bem, é muito bacana pegar uma banda desconhecida que seja legal e fazer todo mundo conhecer, mas não é melhor valorizar a nossa cena do Rio? Particularmente (e qualquer um tem total liberdade para discordar), acho que não vale a pena usar um espaço tão importante como esse dessa forma sempre. Acho que esse espaço seria importantíssimo pra estender a visão da cena carioca para muitos. Para mostrar o que nós, cariocas que lotamos o circo, temos de bom. Claro, digo isso com todo respeito ao Grupo Porco, que foram chamados pra tocar e tem que ir lá tocar mesmo.

Mas, enfim, não estamos aqui pra isso, acho. Voltemos ao que interessa (e desculpe o transtorno).

Depois do show no mínimo curioso do Grupo Porco, o grito de invocação Dead Fishniano (Hey, Dead Fish, vai tomar no cu!) e a porrada direta, no seco, da banda ao tocar Bem Vindo Ao Clube logo de cara pra mandar o recado de que não ia ser igual aos outros (não tanto). Dessa vez a implicância do Rodrigo (vocal, se é que alguém não sabe) era com o silêncio; não queria. No começo parecia que seriam todas as músicas do show emendadas, o que seria realmente histórico, mas foi só um sonho inocente. Não daria pra fazer algo tão intenso por conta da afinação da guitarra que tem de mudar a todo tempo. A solução então era fazer o publico não parar de bater palma ao fim das músicas.

Na sequência, já com a movimentação clássica de stage's e mosh's, mais 3 porradas no seco: Não, Zero e Um e Modificar. E aí, já começavam os problemas de sempre, mas dessa vez um pouco diferentes. O velho problema de querer ficar em cima do palco o tempo todo diminuiu. Não sumiu, mas diminuiu. Por outro lado o problema de dar stage dive na base voadora amadureceu consideravelmente. Foi impressionante o número de pernadas na cara nesse show. É claro que é na maioria das vezes complicado dar stage's nos shows do Dead Fish por conta do público, que realmente "abre caminho". Mas se jogar em cima de uma pessoa sabendo que vai machucá-la é sacanagem. Infelizmente acaba sendo uma questão de equilíbrio: melhora aqui e piora ali.

Mas o destaque do público não vai para brigas, nem pra cotoveladas na cara, nem pra toda essa galera que parece que bebeu cerveja estragada. O destaque vai para as garotas, em geral, que representaram - as vezes exagerando muito - seja com stage dive's animais (ulhull!), cantando com Rodrigo ou beijando na boca do mesmo, colocando inveja até no Alyand (baixo), que resolveu também tascar uma bitoca, mas no Rodrigo (tudo bem, Alyand, sobra mais pra mim). Tudo isso sem contar a garota que subiu ao palco pra catar o microfone e fazer o pedido inegável para que tocassem "Fragmentos de Um Conflito Eminente". Pedido que, como já disse, era inegável.

E como show do Dead Fish sempre tem algo mais, não caberia aqui fingir que esqueci do stage dive do Rodrigo de cima de um banquinho (de sentar), nem dos guris de skate que entraram de gaiato pela porta de trás do Circo dizendo que iam ao banheiro (eu vi!), driblaram a segurança e foram aparecer em cima do palco (pela parte de trás) com seus skates fazendo o Rodrigo se sentir o Chorão, do Charlie Brown Jr.

O destaque B, além do papo 171 do Rodrigo, ao longo do show, de que ia tocar Just Skate na velocidade da luz - praticamente colocando o doce na boca da criança e tirando -, vai para Noite ,voltando ao set list depois de um bom tempo, Tango, que fez Rodrigo ir as, recatadas, lágrimas e Molotov, que a maioria dos presentes nunca nem ao menos ouviu ao vivo, além de Iceberg, Cidadão Padrão e mais "20 e cacetada" músicas, somando 32 (!!!) canções de patrimônio hardcórico nacional, fechando com Venceremos.

O que impressiona é como os shows do Dead Fish partem de uma união direta entre público e banda, onde, por mais que a banda toque absolutamente bem, o show não irá ser tão legal se o público não estiver realmente "conectado" com os mesmos ideais. Me refiro ao bom senso, à paz, à amizade, ao respeito à mulher do próximo ou simplesmente à união que a cena deve ter, porque senão isso tudo acaba.

Show do Dead Fish, ou melhor, de hardcore é, tem que ser isso: união.



Abraços.

10 comentários:

  1. Confesso que ao sair do evento pensei em parar de colar nos show's do Peixe, mas é como você falou: "síndrome da mulher de malando". A gente fala mal, mas não vive sem.

    Ótima resenha jovem! Abraços!!!

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. ótima resenha, cara. não foi o melhor do ano mas foi maneiro pra caralho à vera de montão. e a cada show deles que passa eu também me sinto mulher de malandro, quero mais e mais. siga esse caminho e vai encontrar! abraço!

    ResponderExcluir
  3. todo mundo se identificou com o termo "Mulher de malandro" huehue boas comparações no inicio hehe
    o valor do ingresso estava pesado pra quem não paga meia. nem seguindo a sindrome da mulher de malandro não dava pra ir nesse. 40 reais pra ver Dead Fish. nem rolava.. e valeu tanto apena ter ido no Boom Boom Kid ..

    ResponderExcluir
  4. Alexx, você devia levar a sério alguma coisa ligada à escrita, textos e etc (pode ser uma faculdade de comunicação, de repente), porque tu escreve bem à beça! Parabéns! abraço

    ResponderExcluir
  5. E aí Allex, Batista do Grupo Proco, manero?

    Olha, belo texto - bonzão mesmo, e valeu por dizer qual a impressão que teve do nosso show, nos divertimos muito, massa :-)

    Essa treta que você falou da banda de abertura é uma coisa legal de falar mesmo, pois se por um lado é bom uma banda de fora ter a oportunidade de conhecer um novo público(e vice e versa), também é legal ver uma banda de casa dividindo palco com grandes atrações.

    Depois do show conversei com Felipe, da banda chamada Other Face (alou felipe, não encontrei vcs no myspace!), exatamente sobre essas situações de intercâmbio de públicos e bandas e sobre isso ser estimulado.

    Agradeço a gentileza de podermos tocar aí e de não jogarem lata em nós, e me coloco a disposição para dar informaçòes e ajudar as bandas daí que querem tocar em BH com infomações sobre cena e casa de shows.

    Abraço e continua escrevendo assim. É nóis.

    Batista

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Batista, obrigado pelos elogios, de coração. A coisa que mais gosto é quando os membros das bandas comentam aqui, pois vocês é que fazem esse blog ter o que dizer e a opinião de vocês é fundamental pra mim. Obrigado de verdade por ter lido e comentado!

    Essa questão da banda de abertura realmente é muito ampla. Sou a favor das bandas locais e sou a favor do intercambio sim, claro, o Brasil é imenso e não se deve fechar as portas pra quem vem de fora. Fora o fato de que também tenho banda e sei como é importante o intercâmbio. Mas há bastantes detalhes nas entrelinhas que precisam de bastante tempo e cerveja pra serem discutidos. Ou não.

    Mas olha, vocês serão sempre bem vindos por aqui. Podem ficar tranquilos quanto a isso!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, você detalhou bem todos os momentos do show.
    Vale dizer também que, assim como o Rodrigo, eu pelo menos fiquei super emocionada com Tango e Contra Todos (?).
    Pode ser coisa da minha cabeça e tal, mas teve um clima diferente. Não foi ruim, LONGE DISSO, foi foda. Mas foi diferente do show de Março, que foi mais solto, mas cheio, mais curtição. Te falar que eu refleti muito durante as músicas, pois diversas me remetiam às eleições. Fora o tal "clima de despedida" que alguns clarividentes (espero que estejamos errados e seja só impressão) sentiram...

    Enfim, é isso. Que venha mais DF por muitos e muitos anos!

    ResponderExcluir
  8. MassaAllex,

    Manda sua bahnda aê, proveita e se liga em outra nossa: http://www.myspace.com/fadarobocoptubarao.

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Cara nao sou de por dead fish pra ouvir em casa, mas o show dos caras eh mto foda...a banda de abertura foi ruim d+ mesmo, tinha uma musica q parecia o honda do street fighter falando "hohohohohohohohohoho", mas o do dead foi bom mesmo

    ResponderExcluir